-
Arquitetos: CRBN | Carbone Arquitectos
- Área: 2500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bruto Studio
-
Fabricantes: Creta Disegño, Giunti, LIFE Aluminios, Pisano, Sanitarios Gaona, Somos Equipamiento
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um terreno de 1.300,00 metros quadrados no município de Ituzaingo (zona oeste de Buenos Aires, Argentina). Localização que, desde os anos dois mil, se modernizou e até hoje está em constante mudança e renovação. Entendendo essa sinergia, produto das novas lógicas urbanas, pensamos em um projeto cuja premissa básica contemplava desenvolver um desenho que daria origem a um edifício que convivesse mais ou menos harmoniosamente com o entorno imediato e que, por sua vez, seria capaz de contemplar o desenvolvimento futuro proposto para os tempos vindouros.
A ideia surge da necessidade de gerar densidade moldando novas formas de viver, melhorando o conforto e a espacialidade. Por esta razão, os espaços verdes e a iluminação natural prevalecem no projeto, constituindo uma forte relação entre o interior e o exterior. O programa, composto por dois blocos ligados por um núcleo de circulação vertical, desenvolve-se em três níveis e um terraço acessível onde são alojados três tipos de apartamentos entre 70 e 85 metros quadrados. Embora as tipologias sejam semelhantes, apresentam algumas alterações funcionais. As unidades do térreo têm um pátio privado como ampliação, enquanto as situadas nos andares superiores utilizam as varandas como ampliação. Além disso, a cobertura foi pensada como uma área acessível para gerar novos e diversos espaços de encontro.
A proposta material acompanhada pela lógica estrutural parte do princípio de gerar um edifício com grande impacto visual, baixo custo de manutenção e forte cunho atemporal. Por esta razão decidimos utilizar materiais nobres de construção tradicional. Os elementos de alvenaria para fechamento vertical dialogam com grandes superfícies envidraçadas que constituem a vedação perimetral enquanto as superfícies horizontais, materializadas a partir de lajes e vigas de concreto aparentes, ao mesmo tempo servem de suporte estrutural e conferem ao edifício uma forte expressão material.